27 de jan de 2020 | 15:01
Manifestação de Repúdio as Declarações Racistas do Presidente da República Jair Bolsonaro

Nós, Comissão Guarani Yvyrupa (CGY) – organização representativa das aldeias guarani das regiões Sul e Sudeste do Brasil, viemos por meio desta nos manifestar em repúdio as declarações racistas de Jair Bolsonaro.
Na última quinta-feira (23/01) em uma transmissão ao vivo em sua rede social oficial, o governante de nosso país se referiu aos indígenas reforçando uma ideia ultrapassada de inferioridade social quando disse que o “Índio tá evoluindo, cada vez é mais ser humano igual a nós”. Afirmamos que nossa humanidade não pode ser comparada a do presidente da república, pois não somos racistas, acreditamos no bem viver e na união dos seres e da natureza em harmonia para se viver com respeito nesta terra. Não há povos inferiores ou superiores; e nossa diversidade é a grande riqueza de nosso país e do mundo.
Insistimos, e pedimos alerta ao mundo não indígena quanto ao governante em questão, que vem recorrentemente incitando o ódio e o desprezo contra os povos indígenas no Brasil, incentivando o banditismo, criminalizando nossas instituições, lideranças e parceiros, desrespeitando nossa cultura, nos privando de usufruir de nossas terras e dos nossos direitos garantidos desde a Constituição Federal de 1988. Os discursos intencionalmente racistas, agressivos, de ódio e intolerância põem as nossas vidas em risco e corroboram com o genocídio.
Não nos calarão! Racismo é crime!

25 de janeiro de 2019
Comissão Guarani Yvyrupa – CGY