13 de jul de 2022 | 22:07
100 anos de história: mais uma perda dolorosa para o povo Guarani Mbya

Xamoῖ Toribio Gomes nos deixou; partiu para junto de Nhanderu

Uma das principais e mais antigas lideranças guarani no Estado do Rio Grande do Sul, o xamoῖ Toribio Gomes Karai Nhe’ēngatu, nos deixou nesta quarta-feira (13/7).

Ele, que viveu seus últimos períodos de vida na tekoa Estiva, região metropolitana de Porto Alegre, vivenciou e ensinou muitas coisas boas que ficarão como um legado para todos. Em sua trajetória de vida, Toribio sempre foi uma liderança respeitada e sempre dava seus conselhos da melhor forma possível, ensinando o caminho para o teko porã.

Neste dia, que amanheceu frio no Rio Grande do Sul, a tristeza tomou conta de todo o povo Guarani, porque lá se vai uma biblioteca viva, cheia de saberes e belas palavras.

Com toda certeza iremos nos lembrar e nos inspirar em sua luta como liderança e no seu ser, como pai, companheiro e avô.

A partida do xamoῖ Tori deixa uma ferida que é difícil de cicatrizar, mas vamos tentar dar seguimento a sua luta e ao seu belo modo de viver.

A Comissão Guarani Yvyrupa sente a dor dessa perda, pois é dos mais velhos que vêm os ensinamentos para que todos possamos alcançar o teko porã.

Descanse em paz, xamoῖ Tori! Tove katu ta nhanembaraete nhande py’a guaxu, takykue rupi japyta va’e’i kuery. Toupity porã’i nhanderu retã.