18 de out de 2022 | 22:10
Comunidades guarani no Vale do Ribeira articulam luta pela defesa de seus direitos

Em encontro na Tekoa Pindo-ty, lideranças, mulheres e jovens debatem plano de ação regional para o próximo período

Assessoria da CGY

Entre os dias 13 a 15 de outubro, foi realizado na Tekoa Pindo-ty o Encontro Regional da CGY no Vale do Ribeira, que reuniu lideranças, kunhangue (mulheres) e kunumingue e kunhatãgue  (jovens) de diversas localidades para debater as pautas das comunidades Guarani na região e articular sua atuação conjunta, com apoio da assessoria da CGY.

Entre os temas tratados, além das questões gerais, houve espaço para partilha de experiências e propostas em temas como territorialidade, saúde, documentação e moradia. 

Um dos pontos de atenção é o atendimento de pessoas guarani pelos órgãos públicos. Nesse sentido, as kunhangue (mulheres) trouxeram relatos de casos de maus tratos e negligências no atendimento à saúde de mulheres e crianças, apontando a necessidade de proporcionar formação diferenciada para os profissionais atuantes na assistência a indígenas no município de Pariquera-Açu (SP).

Além do debate, foram indicados novos membros colaboradores para a CGY, ampliando a participação comunitária. O plano de ação será partilhado entre a coordenação da CGY e parceiros, com vistas ao fortalecimento da articulação regional das comunidades Guarani e do enfrentamento às violações de direitos.