16 de fev de 2023 | 14:02
Ministra Sonia Guajajara se compromete com demarcação de 12 terras guarani

Campanha #DemarcaYvyrupa chega a Brasília (DF) e lideranças conseguem da ministra Sonia Guajajara com a assinatura de 12 terras guarani sem pendências

Assessoria de Comunicação (CGY)

Na manhã de hoje (16/2), as lideranças da Comissão Guarani Yvyrupa (CGY) levaram a campanha por demarcação de suas terras ao gabinete da ministra dos Povos Indígenas Sonia Guajajara.

A ministra assinou uma carta firmando seu compromisso com a inclusão das 12 terras da campanha na lista prioritária dos 100 primeiros dias de governo. “Tem que fazer uma boa utilidade dessa caneta!”, disse Sonia Guajajara, ao receber uma caneta guarani para assinar as portarias declaratórias das áreas das mãos de Juliana Kerexu, coordenadora tenondé da CGY.

Ela também afirmou que a presidência da República está aberta às demarcações: “O presidente Lula disse que o que estivesse pronto era para levar a ele, que ele quer assinar. A campanha de vocês traz aquilo que fizemos a vida inteira: trazer a pauta da demarcação de terras como a principal”.

Já no dia de ontem (15/02), coordenadoras e coordenadores da CGY, além de representantes do secretariado, comunicação e assessoria, estiveram em diversos órgãos para tratar das demarcações de terras guarani – como a Defensoria Pública da União (DPU), o Supremo Tribunal Federal (STF), a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e o Ministério dos Povos Indígenas (MPI).

Kerexu Yxapyry, secretária de Direitos Ambientais e Territoriais Indígenas do MPI, conversou sobre as demarcações reivindicadas pelo povo Guarani e manifestou seu apoio pela campanha #DemarcaYvyrupa, assim como o secretário da Saúde Indígena Weibe Tapeba, que também ouviu com atenção as demandas das comunidades guarani na área da saúde.

Já no STF, as lideranças foram recebidas pelos ministros Rosa Weber e Dias Toffoli, com os quais trataram sobre a ação judicial (MS 29.293) que impede a demarcação da TI Ribeirão Silveira (SP) e sobre o pedido de ingresso das comunidades Avá Guarani no oeste do Paraná em uma ação contra a UHE Itaipu (ACO 3555).

A campanha também recebeu o apoio do Defensor Nacional de Direitos Humanos da DPU, André Ribeiro Porciuncula.

Fac-símile da carta de compromisso assinada pela ministra Sonia Guajajara
Fac-símile da carta de compromisso assinada pela ministra Sonia Guajajara