30 de maio de 2023 | 21:05
Povo Guarani em mobilização geral contra o marco temporal e PL 490

Manifestações marcam resistência contra projeto de lei que ameaça demarcação de Terras Indígenas no Congresso Nacional

Por Assessoria de Comunicação da CGY

O povo Guarani segue em luta contra retrocessos nos direitos dos povos indígenas, com manifestações em diversos locais ao longo das regiões sul e sudeste: Não ao marco temporal!

O dia de hoje marca a resistência à aprovação do Projeto de Lei (PL) 490/2007 na Câmara dos Deputados, que pretende alterar o procedimento de demarcação de Terras Indígenas, ao transferir ao Congresso Nacional a decisão final e estabelecer um marco temporal para o reconhecimento do direito à terra.

O PL pode ser votado ainda hoje em Brasília, e seguimos firmes em seu enfrentamento, em mobilização geral convocada pelo movimento indígena nacional.

Neste momento ocorrem manifestações em vias públicas e nas aldeias, carregando a potência espiritual das rezas e dos cantos que fortalecem a luta do povo Guarani na defesa de seus territórios de ocupação tradicional. Os atos foram realizados nos estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo, Rio de Janeiro e em São Paulo, onde ocorreu violenta repressão policial pela Tropa de Choque a mando do governador, que atacou com bombas de gás e balas de borracha, deixando pessoas feridas.

PL 490 é um ataque frontal ao direito à terra, coloca  em risco as vidas dos povos indígenas e irá promover a legalização de invasões com garantia de impunidade.

A demarcação de Terras Indígenas é fundamental para a vida e a cultura dos povos indígenas, direito originário e fundamental previsto na Constituição de 1988 e medida de reparação histórica por violências e ilegalidades praticadas para a apropriação de nossas terras ao longo da colonização no Brasil.

As Terras Indígenas são responsáveis por grande parte da biodiversidade, protetores da floresta, da fauna e das fontes de água que beneficiam toda a sociedade. Isso faz do povo Guarani guardião da Mata Atlântica e dos povos indígenas guardiões da vida, mantendo territórios importantes para o futuro do planeta.

Defender as Terras Indígenas é também defender a nossa biodiversidade e amparar as gerações futuras no enfrentamento às mudanças climáticas.

Demarcação é vida! Não ao marco temporal! Nossa história não começa em 1988!

Confira imagens das manifestações do povo Guarani nas redes sociais da CGY: Instagram (@yvyrupa.cgy) e Facebook (/yvyrupa)

#PL490NÃO

#nãoaomarcotemporal #marcotemporalnao

#demarcaçãoja