9 de nov de 2020 | 22:11
Carta-compromisso com o PL do #CinturãoVerdeGuarani

Nós, lideranças do povo Guarani das Terras Indígenas Tenondé Porã e Jaraguá, no município de São Paulo (SP), vimos por meio desta fazer um chamado aos candidatos e candidatas à prefeitura para que assumam um compromisso com a sanção do Projeto de Lei 181/2016, batizado por nós de PL do #CinturãoVerdeGuarani, que tramita na Câmara Municipal.

Nosso projeto, que tem como objetivo instituir a política municipal de fortalecimento ambiental, cultural e social das Terras Indígenas do município, já foi aprovado em primeira votação na Câmara e, agora, lutamos para que ele seja aprovado em segunda votação e pela Prefeitura ainda em 2020.

As Terras Indígenas do povo Guarani formam um verdadeiro cinturão verde ao redor da cidade e seu fortalecimento é essencial para garantia da saúde, do bem viver e da diversidade cultural e ambiental, para todos os munícipes. É por isso que resolvemos construir e apresentar nosso próprio Projeto de Lei à cidade de São Paulo: para garantir que o poder público contribua de maneira efetiva com o trabalho de proteção e recuperação das matas que nós fazemos em nossas comunidades.

Convidamos as senhoras e senhores a conhecerem nosso projeto e a firmarem um compromisso com o povo Guarani pela sanção do PL 181/2016, assim que ele for aprovado pelos vereadores em segunda votação.

Nesse período eleitoral, em que cada um de vocês, candidatas e candidatos, debatem uma série de planos para a cidade, chama a atenção a falta de projetos para as Terras Indígenas.

Estamos aqui para lembrar que nós, indígenas guarani, fazemos parte de São Paulo e queremos o compromisso das candidaturas à Prefeitura com o nosso projeto.

Nós trabalhamos todos os dias para proteger o que restou de Mata Atlântica na cidade. O que vocês, candidatas e candidatos, vão fazer para fortalecer o Cinturão Verde Guarani de São Paulo?

Aguyjevete!