30 de nov de 2023 | 00:11
Ka’aguy rupa oiko vê aguã – Nossa Mata Atlântica viva

Especial da CGY apresenta luta do povo Guarani para a proteção da Mata Atlântica com registros em vídeos, fotos e ilustrações

Por Assessoria de Comunicação da CGY

A CGY apresenta o especial Ka’aguy rupa oiko vê aguã – Nossa Mata Atlântica viva, uma realização da rede de comunicadores guarani, que vai ao ar em nossos canais nas redes sociais entre novembro de 2023 e janeiro de 2024.

O especial apresenta produções audiovisuais, artísticas e imagens das terras guarani nas regiões sul e sudeste do Brasil e registram a relação entre a Mata Atlântica e o modo de vida do povo Guarani, assim como as ações para a proteção das florestas realizadas junto à Comissão Guarani Yvyrupa (CGY).

Lançado no contexto da Conferência da ONU sobre mudanças do clima, a COP28, a obra é um manifesto da CGY para reforçar a importância dos saberes tradicionais e das Terras Indígenas para a solução da crise climática, reunindo perspectivas guarani sobre o cenário de devastação ambiental, pressões e ameaças que a cobiça pelo controle dos recursos naturais existentes e protegidas nos territórios de ocupação tradicional.

Como mostra a série, não é de hoje que o povo Guarani se preocupa com os problemas ambientais que aumentam rapidamente, pois já há muito tempo as nhandejary’i e nhaneramoi kuery, anciãs e anciãos, estão alertando sobre os riscos que os impactos ambientais e sociais da exploração predatória da terra impõem não apenas ao nosso povo, mas a toda a humanidade.

Os materiais foram produzidos pelos comunicadores guarani Mirian Mendonça (Espírito Santo), Miguel Caceres (Rio de Janeiro), Emy Rios (Paraná), Mindua Vilhalva (São Paulo), Gerson Leopoldino (Santa Catarina) e Whera Ernesto de Souza (Rio Grande do Sul), em colaboração com o artista e ilustrador Bruno Romã. Além das imagens, as peças trazem falas de anciãos em três idiomas – guarani, português e inglês.

Acompanhe nosso especial, some-se em nossa luta em defesa da vida e do futuro do planeta! Vamos juntos nessa caminhada de cuidar das florestas!

Instagram: @yvyrupa.cgy

Facebook: /yvyrupa

#NossaMataAtlanticaViva
#OrganizarParaProteger
#DemarcaYvyrupa