3 de jun de 2023 | 23:06
Tribunal de Justiça de SP proíbe ato do povo Guarani neste domingo (4/6)

Após repressão policial à comunidade guarani no início da semana, poder público e poder judiciário estaduais reprimem direitos de livre manifestação e de culto

Por Assessoria da CGY

Após violenta repressão na última terça-feira (30), a comunidade guarani da Terra Indígena Jaraguá decidiu dar continuidade ao seu ato religioso, e convocou a Caminhada pela vida para o próximo domingo (4/6). O ato pretendia restabelecer os direitos de manifestação e de culto, interrompidos por bombas de gás lacrimogêneo, bala de borracha, spray de pimenta e jatos de água pelo batalhão de Choque da Polícia Militar paulista, no dia da mobilização nacional dos povos indígenas contra o marco temporal e a aprovação do PL 490/07 na Câmara dos Deputados, que foi para votação naquele dia.

Às vésperas do ato, a comunidade foi surpreendida com a notícia de que o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) proibiu a sua realização, atendendo pedido da concessionária responsável pela Rodovia dos Bandeirantes, determinando a aplicação de multa de R$ 20 mil em caso de descumprimento da ordem judicial, facilitando as condições para que a comunidade seja novamente reprimida pela polícia.

Ao julgar o caso, o Tribunal ignorou recurso das defensorias públicas da União (DPU) e de SP (DPE) que tentava garantir a segurança da comunidade para a realização do ato, a notificação da comunidade e as recomendações de entidades públicas ao Governo do Estado. Impedindo a comunidade e seus apoiadores de caminharem pela vida dos povos indígenas, o TJ-SP reforça a violação dos direitos de culto e de manifestação da comunidade guarani e fortalece a retirada dos direitos dos povos indígenas – que vem sofrendo retrocessos no Congresso Nacional e agora são gravemente ameaçados em âmbito nacional pelo PL 490.

A decisão judicial foi proferida em meio à repressão da PM, que segue no território do Jaraguá, mesmo após a dispersão do ato do dia 30, mantendo rondas ostensivas com viaturas nas imediações das aldeias e intimidando as comunidades, que ainda tentam se recuperar da violência sofrida no início da semana.

Por conta das intimidações e repressão policial e judicial, a comunidade convocou seus apoiadores para uma vigília na TI Jaraguá, pela manhã, com a intenção de garantir a proteção do território e o fortalecimento de suas comunidades, impedidas de caminhar na Bandeirantes. A vigília será na tekoa Pyau, a partir das 8h.

O povo Guarani, que resiste há centenas de anos, segue com a certeza de que seus cantos e rezas são mais fortes que qualquer ordem judicial. Para os povos que resistem há centenas de anos, não há o que retenha essa força. A luta segue pela garantia dos direitos indígenas, pela integridade do território guarani e pela segurança de defendê-lo enquanto for preciso.

Vigília na tekoa Pyau (TI Jaraguá), dia 4/6 (domingo), a partir das 8h.

Saiba mais

TAPE RUPI: Povo Guarani realiza caminhada na Rodovia dos Bandeirantes (SP) neste domingo (4/6) – CGY

Foto: Richard Wera Mirim (Instagram: @richard_wera_mirim)